Haydéa Sustentável

 Sementes do Amanhã

 

Durante o 1º e  2 º bimestres desenvolvemos em nossa escola , um projeto que valorizasse a integração entre  Escola X Comunidade , abordando o tema Sustentabilidade , para incentivar e conscientizar os alunos desde cedo a conhecer o meio ambiente em que nós vivemos , desenvolver um vínculo positivo com a natureza, fazendo da escola, e de nossas casas um exemplo destas mudanças.

Sabemos que a escola é um lugar de aprender a viver, e conviver melhor com os outros e o meio ambiente. Este projeto visou promover mudanças de valores, hábitos e mudanças de atitudes .

                                                      

Tentamos incentivar a preservação do meio ambiente, tornando a escola um lugar mais agradável e limpo; implantar a coleta seletiva como uma maneira de despertar nas crianças a conscientização de que as pequenas atitudes podem contribuir com a melhoria do meio ambiente , e que essa vontade  deve partir de cada um. Desenvolvemos atividades que buscassem a autonomia dos alunos, para que eles descobrissem que podem ajudar na melhoria do nosso ambiente escolar, valorizando  práticas simples contra o desperdício , construindo lixeiras com especificação para cada tipo de lixo.

        

Procuramos durante esse período :

- conversar  com os alunos sobre a questão dos resíduos sólidos, desencadeando uma postura em defesa do meio ambiente;

- sensibilizá-los a cerca dos problemas ambientais do meio onde vivem e convivem;

- ensiná-los  a associação dos tipos de materiais com as respectivas cores dos recipientes coletores; implantando a Coleta Seletiva ,    dentro de uma perspectiva interdisciplinar, visto que o projeto envolveu a escola com um todo.

- motivá-los a revitalizar nossa horta.

Reciclar  é mais que uma forma de evitar danos maiores ao planeta, ou aproveitar materiais que antes seriam descartados, é  uma  possibilidade de inovar, recriar e aperfeiçoar técnicas, transmitir  uma consciência crítica . É possibilitar  a compreensão de mundo e natureza diferenciada , favorecer  o convívio entre os alunos,  e  uma melhor relação com o outro, sem contar, à medida que constrói e  investiga,  o aluno elabora e desenvolve algo em união com o outro.

  

   

De acordo com SILVA (2007, p. 11):

" O lixo é um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos, de forma interdisciplinar, objetivando a conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe um agir com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente”.

 

O LÚDICO

Tivemos como eixo norteador o lúdico em suas diferentes dimensões – teatro,  histórias infantis, filmes, jogos, música, artes plásticas e, principalmente , o brincar - porque acreditamos que trabalhando dessa maneira propiciamos o desenvolvimento cognitivo, físico e afetivo da criança.

As atividades lúdicas em sala de aula, especialmente, as relacionadas à construção de brinquedos a partir de materiais reutilizáveis. a importância da construção do brinquedo, com material reutilizável, pode possibilitar, além do desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo da criança, também, a aquisição de uma consciência ecológica, tornando-a, assim, um cidadão mais preocupado com o meio ambiente e a sua preservação.

“Para resolver esta tensão a criança em idade pré-escolar envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo” (VYGOTSKY, 1998, p.122).

 

MATERIAIS USADOS NO PROJETO

No início do projeto , foi solicitado aos  alunos que  trouxessem  de casa :  garrafas ou recipientes de vidro , garrafas pet , caixas de leite , latas diversas ,  e na própria escola , foram aproveitados rolinhos de papelão (do papel higiênico), garrafas de plástico, caixa de ovos , jornais , papelão e  outros materiais (como cola, tesoura,  emborrachado, hidrocor, papel laminado , papel camurça e  lápis de cor, etc.).

As professoras,  realizaram com seu alunos, pesquisas, trabalhos em grupo , elaboração de  cartazes ,  murais , vídeo aulas e passeios de reconhecimento e exploração pela comunidade , observando o meio ambiente , e produzindo um pequeno relatório sobre os pontos positivos e negativos que foram encontrados durante a caminhada.

 

TRABALHANDO A LEITURA / INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E PRODUÇÃO TEXTUAL

As professoras do 4º e 5º anos , trabalharam com seus alunos , a leitura de dois livros que abordavam o tema "O Meio ambiente e EU"( O Guardião do Espaço e A Casa do Lixo Zero ), salientando através de debates e do diálogo, a importância da tomada de atitudes positivas em relação ao mundo e nosso planeta. Após a leitura dos livros , as crianças foram incentivadas a escreverem sobre o tema e expressarem suas ideias em suas redações e até mesmo desenhos.

   

A HORTA

A formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada em crianças, pois é durante os primeiros anos de vida que ela estará formando seus hábitos, por exemplo, alimentares e atividade física. Dessa forma, a promoção da saúde assume um papel de educação  para a saúde.

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável.O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas.

  

VISITA AO PARQUE CHICO MENDES

 

Nada melhor que uma boa aula sobre ecologia e consciência  ambiental ,  ao vivo e em cores. A criançada adorou as explicações do tio Jorge Sanu.

 

A EXPOSIÇÃO

No  mês de setembro promoveremos uma  feira sobre  Sustentabilidade , onde propiciaremos uma interação entre alunos , professores e comunidade , por meio da exposição dos brinquedos desenvolvidos, bem como a valorização do trabalho individual do outro, aliado à nova visão sobre o material que antes era descartado e pouco, ou nada, valorizado pelos outros.     

Assista o slideshow mostrando algumas das atividades que estão sendo desenvolvidas por nossos alunos. Click no link ou vá para a página    NOSSOS VÍDEOS.                                                                                                                                                                                          youtu.be/APW8UEKn5jg                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia do Livro

 

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

  

 Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

    

  

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.


 

 Projeto Soletrando


O objetivo do evento é a valorização da Língua Portuguesa e sua maneira correta de utilização. Outro objetivo é promover a interação entre os alunos, incluindo dois momentos – o da soletração e o da torcida, trabalhando os conteúdos atitudinais e não apenas os conteúdos  de conceito. Segundo a professora Marise Fernandes Ferreira   , nossa coordenadora  pedagógica : “A competição é saudável para os alunos , tendo em vista que cada um deles pode observar a importância do hábito da leitura, seja na escola, seja para o desenvolvimento de suas competências e suas habilidades no dia a dia”.

  

O nosso D.J. e animador cultural , o professor Márcio Monteiro  e  nossas mestres-de-cerimônias , Fátima e Maria Lúcia.

 

                                        

“ O mais importante é incentivar o conhecimento das palavras, a leitura e a escrita. A atividade tem um caráter lúdico e instiga os alunos a participar de um jogo educativo e divertido, em que todos ganham ”, comenta a professora do 3º ano , Daniele Berrondo.  

 

Nossos jurados , os professores Isabel , Daniele , Lúcia , Anderson e Roberta.                                                                                   

   

O professor Anderson Theodoro , que trabalha com uma turma do 5ºano , destacou a importância do Soletrando por trabalhar a integração do individual e do coletivo. “A torcida é uma forma de incluir todos os alunos no evento ” ,  acrescenta.

                

 No Soletrando, os alunos viram-se desafiados e estimulados em estudar a grafia das palavras. Sua eficiência está em despertar a busca pela correta grafia e pelo conhecimento dos acentos. Desta forma voltou-se a atenção e concentração dos alunos ao  cuidado com a grafia e a pronúncia.   

       

competição ajuda a conhecer os significados das palavras e empregá-las corretamente em frases, além de ampliar o vocabulário dos alunos, que estão bastante motivados  para participar. O Soletrando será um evento permanente da escola .

 

Vencedores do Concurso Soletrando

 

1º Ano ( manhã ) –  Ana Claudia             ( turma 1.101 da prof. Monica Enila )

1º Ano ( tarde ) -   Jean Carlos               ( turma 1.105 da prof. Isabel Ribeiro)

2º Ano ( manhã) - Thamires                    ( turma 1.203 da prof. Eris Tavares )

2º Ano (tarde) -  Pedro Henrique           ( turma 1.204 da prof. Valquíria )

3º Ano ( manhã ) – Renan                       ( turma 1.303 da prof. Maria Lúcia )

3º Ano ( tarde ) – Anita                           ( turma 1.304 da prof. Daniele )

4º Ano ( manhã ) – Wellyson                   ( turma 1.401 da prof. Roberta )

4º Ano ( tarde ) – Emilene                       ( turma 1.404 do prof. Márcio )

5º Ano –  Mariana                                    ( turma 1.503 da prof. Alexandra )

 

Você pode assistir o nosso vídeo clicando no link ou diretamente no lado esquerdo da nossa página.

www.youtube.com/watch?v=WXxYp0SY0XA&feature=colike

 

The Olympic Games 2012
 

Prof. de Educação Física : Rafael dos Anjos , Claudia Freitas e Leila de Siqueira

Prof. de Inglês : Josana Bianchi

 

Este trabalho foi desenvolvido dentro de uma visão interdisciplinar , entre os professores de Inglês e Educação Física , com alunos do 1º segmento do Ensino Fundamental. No decorrer das atividades, os professores inseriram palavras da língua inglesa , tais como verbos, expressões idiomáticas e palavras aplicadas com mais frequência no meio esportivo. O objetivo deste projeto foi levar os alunos a conhecerem a História e a origem dos Jogos Olímpicos , e também a importância  da prática esportiva  na busca por uma vida mais saudável.

         

Os alunos aprenderam  um pouco mais sobre algumas modalidades e  esportes,  e  também participaram de uma mini olímpíada, em que eles foram premiados com  troféus e medalhas. Todos eles estavam muito motivados. Um momento de descontração durante o desenvolvimento das  atividades e do projeto em si ,  foi a exibição do filme  Pateta , o Campeão Olímpico. As crianças se divertiram bastante . Eles se divertiram tanto que decidiram elaborar e produzir   o seu próprio vídeo,  ao qual vocês poderão assistir.

       

A pesquisa foi uma ferramenta muito utilizada pelos alunos durante o desenvolvimento deste projeto, assim como outras fontes de pesquisa : livros, revistas, enciclopédias e internet. Eles elaboraram cartazes e um mural que ficou exposto no pátio da escola. Crianças de diferentes faixas etárias participaram destas atividades , sendo que elas foram divididas em equipes , de acordo com suas idades.

 

      

This work was developed within an interdisciplinary view regarding the subjects of  English and Physical Education. During the activities , the teachers inserted English words such as verbs, idiomatic expressions  and words applied more often in sports.The objective of this project was to lead students to know the History and origin of the Olympic Games and also the importance of  sports in the quest for a healthier life.

 

         

A concepção de um projeto interdisciplinar envolvendo Língua Inglesa e Educação Física foi um grande desafio para nós , mas com muito esforço , dedicação e boa vontade por parte de todos, conseguimos alcançar nossa meta.

 

The conception of an interdisciplinary project involving English and Physical Education was a big challenge for us but with much effort, dedication and goodwill of all, we have achieved our goal.

 

O Dia do Desafio

 

  Dia do Desafio Challenge Day ) é um evento que tem mobilizado milhares de pessoas em torno de um objetivo comum: o combate ao sedentarismo. Criado no Canadá em 1983, o Challenge Day vem sendo difundido  e realizado no Brasil desde 1995 e  é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio.

 

Com o objetivo de estimular a população a ter hábitos saudáveis, com enfoque maior na prática de exercícios físicos, foi  realizado nesta quarta-feira (30), em várias cidades do País. A meta  é a de juntar o maior número de pessoas participando do Dia do Desafio, considerando-se como base de cálculo o total oficial de habitantes de cada município. Em 2011, foram  cerca de 63 milhões de pessoas de 4.023 cidades e 22 países participando do evento. E nossa escola é claro não ficou de fora!

 

 

 

 

 

 

 

 

Ações Que Fazem Toda a Diferença

 

A sala de aula da professora  Monica  Enila ( 3º ano ) foi  organizada com o objetivo de contribuir com a superação de problemas como :  a deficiência na compreensão, reflexão e interpretação de textos mais complexos . A leitura é fundamental para a  construção de conhecimentos e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético do ser humano .

                                                                                                              

 Monica  procura  desenvolver  o potencial crítico da criança, argumentando  que a partir do contato com um texto literário , a criança é capaz de pensar, perguntar, questionar, ouvir outras opiniões, debater e reformular seu pensamento.Para ela, a construção dessas características de pensamento reflexivo nos alunos é um grande desafio.

       

Assista ao vídeo dos alunos do 3º ano da turma  da professora Monica Enila.( canto esquerdo da página )

 

Os professores  usam toda a sua  criatividade.Através das histórias infantis, num mundo de sonhos e fantasia, as ações dos personagens dessas histórias  desmistificam preconceitos, relacionando fatos com sua própria vida.

 A professora  Jane Assumpção , das turmas EI-11 e 1.201, promove um ambiente que favorece a criança pensar,  questionar, argumentar, opinar, ouvir outras opiniões e reformular seu pensamento. Alunos ainda não alfabetizados são solicitados a identificar a idéia geral do texto e esclarecer o que entenderam por meio de desenhos, e depois, interpretam seus próprios desenhos, revelando suas idéias, opiniões, hipóteses, relacionando conhecimentos e experiências. 

   

Jane   trabalhou com seus alunos , os livros : " A Joaninha Lelé " , “ O Jardim de Ceci ” e  “ O Mistério de Nina ”. As crianças tiveram a oportunidade de criar um lindo jardim, bem colorido e florido, assim como o jardim de Ceci.

  

Nina, a nuvem , não se sentiu menosprezada.Eles adoraram trabalhar na confecção da sua própria nuvenzinha. A música  “ Boneca de Lata ”, foi outra forma criativa e divertida que  Jane utilizou em sala de aula, de maneira que através da música , as crianças aproveitassem ao máximo o conteúdo planejado , porém  com uma participação muito maior.                    ( Assista ao clipe da música , no canto esquerdo da página )

A professora  Maria Lúcia , das turmas 1.101 e 1.203 , aderiu aos jogos didático-pedagógicos, pois  além de serem uma opção divertida e instrutiva , os alunos entraram em contato com o objeto de estudo, facilitando o trabalho do professor.Os jogos possibilitam maneiras de trabalhar  que integrem todos os alunos .

         

 É muito importante valorizar o momento da brincadeira porque ela possibilita ao professor fazer do ensino algo divertido, que prenda a atenção do aluno, mostrando modos diferentes de se pensar a realidade e redimensionando conceitos.Com um pouquinho de criatividade e dedicação, podemos transformar  as aulas em momentos agradáveis e produtivos, que agradem a todos.

 

Assista ao vídeo da turma da professora Maria Lúcia. (abaixo)